contenteditable="true">
Mercadorias
Definição

(list of HS codes covered by this card)
Matérias-primas têxteis, incluindo fibras descontínuas; enchimento; feltro; etc.

Fio; monofilamentos; linha de costura; cabos de filamento; fio e corda; barbante; cordel; cordas; cabos; etc.

Tecidos; não tecidos; malhas ou crochés

Para resíduos de fios, fibras, tecidos e têxteis, ver cartão específico para “Resíduos

Para produtos acondicionados para venda a retalho e artigos acabados, ver cartão específico para “Embalagens para venda a retalho e artigos acabados

Têxteis e fibras
Quantidade mínima recomendada para cada amostra Fibras têxteis: 150 g

Fios: 2 m (200 m para determinação de TEX)

1 m2

Lã 1 kg

Tecidos homogéneos: 15 cm que abranjam a largura total da peça

Tecidos heterogéneos: Um comprimento completo do tema, abrangendo a largura total da peça
Normas aplicáveis (normas ISO e EN) e legislação pertinente
  • ISO 1130 Fibras têxteis – Alguns métodos de amostragem para ensaio
  • ISO 5086 Revestimentos têxteis de pavimentos — carpetes feitos à mão — Amostragem e seleção de áreas para ensaio
  • EN 12751 Têxteis - Amostragem de fibras, fios e tecidos para ensaio
Consulte igualmente a sua legislação nacional e as orientações nacionais relativas à amostragem.

Equipamentos necessários
Utensílios de amostragem sugeridos em função do método utilizado
  • Utensílios gerais: faca, tesoura, serra, etc.
Recipientes a utilizar para a colheita de amostras
  • Sacos de plástico, de diferentes tamanhos, com ou sem rótulos pré-impressos (P00).
  • Frascos de plástico, de diferentes tamanhos (P01, P03, P04).
  • Papel de embrulho, papel ou caixa de plástico
  • Sacos de papel ou caixas de cartão (caixotes) de diferentes tamanhos, com ou sem rótulos pré-impressos (R00, R01).
O amostrador deve estar limpo e não apresentar sinais de qualquer substância que possa contaminar os materiais a serem amostrados (como água, sujidade, cotão, produtos de lavagem, fibras soltas, nafta e outros solventes, ácidos, fluxos de soldadura, ferrugem e óleo).

Precauções de segurança e avaliação de risco Queira remeter para a sua legislação nacional e orientações em matéria de saúde e segurança.
  • Ver FDSM ou ADR se disponíveis.
  • É importante ter cuidado aquando da recolha de amostras que contenham fibras de vidro ou fibras minerais, usar luvas e proteger os olhos; evitar o contacto direto!
  • Prestar atenção à sinalização de segurança e advertência.
  • Alertamos para quaisquer instruções de saúde e segurança constantes da avaliação de risco local e/ou das práticas de trabalho seguras para o local onde a amostragem deve ter lugar, que devem ser seguidas.
  • Sempre que possível, antes da descarga/colheita de amostras, deve ser feita uma primeira inspeção visual da carga, a fim de detetar indícios de infestação por parasitas ou insetos e/ou sinais de fungos ou bolores. Se necessário, devem ser tomadas outras medidas preventivas para evitar a inalação acidental de poeiras ou esporos.
Equipamentos de proteção individual
  • Proteção dos olhos: se necessário
  • Proteção das mãos: se necessário
  • Proteção da cabeça: se necessário

Plano de amostragem
Tipo de remessaDescrição
Fibras a granel Através de seleção aleatória, retirar 20 ou mais tufos de 0,25 g - 0,5 g/cada de partes diferentes da remessa

Fardos de fibras (< 5 fardos) Retirar 2 amostras elementares (1 da parte exterior do fardo, 1 da parte interior do fardo) de um ou mais fardos
Fardos de fibras (> 5 fardos) Retirar 4 amostras elementares (2 da parte exterior dos fardos, 2 da parte interior dos fardos) através de seleção aleatória, de diferentes fardos da remessa.

Embalagens de materiais transformados, p. ex. fios (< 4 embalagens) Retirar 2 metros de cada embalagem/lata.

Caso a embalagem se destine à venda a retalho, ver cartão específico para “Embalagens para venda a retalho e artigos acabados”.

Embalagens de materiais transformados, p. ex. fios (> 4 embalagens) Através de seleção aleatória, retirar 2 metros de uma ou mais embalagens de diferentes partes da remessa.

Caso a embalagem se destine à venda a retalho, ver cartão específico para “Embalagens para venda a retalho e artigos acabados”.

Rolos de tecido Cortar aproximadamente 1 m2 (pedaço com 100 cm x 100 cm) com o utensílio adequado (tesoura ou faca) de um ou mais rolos, através de seleção aleatória, de diferentes partes da remessa.

Artigos individuais Dependendo da quantidade da remessa, do valor e da dimensão do artigo, deve-se recolher no mínimo uma unidade para obter uma amostra. Quando os artigos são pequenos (todas as dimensões até 10 cm), garantir que a amostra final é composta por, pelo menos, três unidades.


Informações específicas
Procedimento de amostragem Colheita de amostras: Importa garantir que as mercadorias inspecionadas consistem numa única remessa. Se existirem várias remessas, devem ser identificadas separadamente. Uma amostra global só pode ser constituída a partir de mercadorias que representem um mesmo lote contidas na mesma remessa. As amostras são selecionadas através de método aleatório ou sistematicamente de um lote da remessa. Importa garantir que a área está limpa e não contém fibras soltas.

Os métodos a aplicar podem ser diferentes dependendo da natureza do produto, p. ex. fibras, fios, tecidos.
  • Fibras a granel ou fardos: Colher as amostras elementares à mão de acordo com o plano de amostragem em causa. No caso de fibras em fardos, colher as amostras elementares (da parte exterior do fardo e da parte interior do fardo) de um ou mais fardos utilizando os utensílios adequados (tesoura ou faca).
  • Embalagens de fios ou outros materiais transformados: Descartar os primeiros dois metros e colher as amostras de fio de acordo com o plano de amostragem com o utensílio adequado (tesoura ou faca), utilizando o mínimo de tensão para evitar esticar o material. Para a amostra de reserva, descartar os próximos dois metros da mesma embalagem e depois cortar as outras amostras de fio.
  • Rolos de tecido: Descartar a parte exterior do rolo de tecido e colher as amostras de acordo com o plano de amostragem com o utensílio adequado (tesoura ou faca).
  • Artigos individuais: Se a remessa for composta por artigos manufaturados individuais, retirar de forma aleatória ou sistemática o número de artigos suficiente para os ensaios necessários ou consultar o cartão que trata especificamente de ‘Embalagens para venda a retalho e artigos acabados’ para mais informações.
  • Acondicionar as amostras: As amostras finais devem ser seladas numa embalagem que evite a sua contaminação, não devendo ser colocadas sob luz solar direta, com vista a preservar as características das amostras.
Para mais informações, consultar as normas ISO e a regulamentação da UE em vigor.
Formulário de amostragem Preencher o formulário de amostragem. Deverá ser anexado um exemplar às amostras e outro deverá ser guardado para registo.
Transporte Importa assegurar que as condições de transporte garantem a integridade e as características das amostras transportadas.
Armazenamento As amostras devem ser mantidas à temperatura ambiente num local seco e bem ventilado. As amostras devem ser protegidas por forma a evitar a sua exposição a condições que possam alterar as suas principais propriedades, tais como luz solar.

As amostras cujo teor de humidade possa afetar a análise devem ser acondicionadas em recipientes à prova de humidade, com um fecho estanque.

Têxteis e fibras (Expandir a lista)
Código SH Descrição


Revisões
Versão Data Alterações
1.1 30.01.2020 Primeira versão