contenteditable="true">
Código do instrumento: L02-02
Nome: Coletor de imersão
Sinónimos: Frasco de imersão, sonda de imersão, cilindro de imersão
Descrição: Amostrador destacável consistindo num frasco/sonda de metal ou plástico com uma base pesada (possibilitando uma descida rápida) e uma tampa para o frasco. O frasco e a tampa encontram-se devidamente atados a um cordão, corda ou corrente, o que torna possível colher amostras provenientes de vários níveis: assim que o nível necessário é atingido, a tampa abre-se através de um puxão forte ou de outro modo. Capacidade: 500 ml a 1 000 ml.

O coletor de imersão apresenta-se sob a forma de uma garrafa ou sonda de polipropileno (PP) ou alumínio (Al).
Imagem:
Aplicação: A mesma que L02-01. Amostragem de líquidos a profundidades específicas — são possíveis a amostragem pontual e a amostragem transversal. O tipo de sonda de amostragem é escolhido de acordo com o material a ser amostrado.
Funcionamento: O mesmo que L02-01. A sonda é inserida dentro do líquido a ser amostrado. A parte superior é fechada por uma rolha, que é ligada a um cabo. Quando a sonda atingir o nível desejado de profundidade, a rolha é libertada e a sonda é enchida com a amostra da profundidade específica. Então, a sonda é retirada e o conteúdo é transferido para um recipiente próprio para amostras.
Exemplos típicos: Amostras líquidas não inflamáveis
Líquidos miscíveis na água, incluindo géneros alimentícios e líquidos de alta viscosidade. Produtos petrolíferos escuros como o gasóleo para aquecimento e os óleos de lubrificação escuros.
Limpeza e manutenção: Lavar com água, tirar a rolha e secar a uma temperatura de 60 °C.

Lavar com gasolina, em seguida com água, tirar a rolha e secar a uma temperatura de 60 °C.


Revisões
Versão Data Alterações
1.0 12.10.2012 Primeira versão