1. O que é uma lanterna de segurança?
Uma lanterna de segurança é uma lanterna manual que funciona a pilhas, especialmente concebida para ser «intrinsecamente segura». Tal significa que não é possível, mesmo que esteja avariada, provocar uma faísca elétrica suficiente para desencadear uma explosão numa atmosfera inflamável.
Para alcançar este objetivo, as lanternas de segurança são geralmente revestidas de plástico, sem partes metálicas expostas. Têm lentes plásticas praticamente inquebráveis e são concebidas de modo a que o circuito elétrico seja interrompido antes de a cabeça da lanterna ser removida (p. ex., para substituição das pilhas).
Lembre-se:
- a maioria das lanternas envolvidas em borracha ou plástico que se podem adquirir nas lojas não são lanternas de segurança. Essas não devem ser utilizadas em atmosferas potencialmente inflamáveis ou explosivas.
- A função de lanterna num telemóvel não é aceitável – os telemóveis não devem ser utilizados em qualquer área onde seja necessária uma lanterna de segurança intrínseca.
Todas as lanternas para utilização em áreas inflamáveis ou explosivas constituem «lanternas de segurança» e cumprem quer as normas nacionais em matéria de aparelhos elétricos de segurança intrínseca quer a norma europeia.
2. Como devem ser utilizadas?
As lanternas de segurança são facultadas a todos os membros do pessoal que trabalhem em locais onde haja risco de incêndio ou de explosão.
Antes de levar uma lanterna para uma área de perigo potencial, deve certificar-se de que:
- está a funcionar corretamente;
- não há peças soltas ou em falta;
- as pilhas não necessitam de ser substituídas;
- apenas é utilizado o tipo de pilhas indicado no certificado de homologação emitido com a lanterna; e
- a unidade se encontra corretamente selada.
Nunca tente abrir a lanterna para substituir as pilhas ou a lâmpada quando se encontra numa zona de risco. Caso note um defeito, abandone a zona antes de tentar reparar a lanterna, ou arranje uma que funcione.
3. Como fazer a sua manutenção?
Manter limpas todas as lanternas de segurança e guardá-las num local seco e fresco quando não estão a ser utilizadas. Eliminar as pilhas gastas da lanterna o mais rapidamente possível, para evitar fugas e potenciais danos à unidade.
Retirar as pilhas da lanterna quando esta não estiver a ser utilizada e guardá-las num local seco e fresco. As existências de pilhas sobresselentes não devem ser conservadas por mais de dois meses, para se manterem «frescas».