1. Para que serve?
A proteção do corpo é principalmente concebida para proteger o tronco, ou seja, o tórax e o abdómen, de:
- perigos físicos (por exemplo, armas ou veículos);
- perigos biológicos (por exemplo, produtos de resíduos humanos); e
- perigos químicos (por exemplo, substâncias tóxicas ou corrosivas).
É muito importante selecionar o tipo adequado de proteção. A avaliação dos riscos do superior hierárquico deve identificar quais os perigos suscetíveis de serem encontrados.
2. Que tipos estão disponíveis?
Vestuário de alta visibilidade: É concebido para se ter a certeza de que se é visto sempre que se tiver de trabalhar perto de veículos em movimento, por exemplo em docas ou estradas. Apresenta três formas básicas, cada uma com tiras fluorescentes fixadas de modo a que o utilizador seja claramente visto mesmo se a iluminação for deficiente:
- coletes;
- coletes com mangas; e
- casacos a ¾.
Os coletes com mangas têm tiras fluorescentes extra e são concebidos para uma utilização perto de tráfego de alta velocidade (por exemplo, para funcionários ou equipas a trabalhar na via pública). Todo o vestuário de alta visibilidade deve satisfazer as normas nacionais ou seus equivalentes europeus.
Fatos-macaco descartáveis: Trata-se de batas de papel destinadas a funcionários que lidam com suspeitos de tráfico de drogas dissimuladas no seu próprio organismo (os chamados «stuffers and swallowers»), a fim de reduzir o risco de infeção causado pelos microrganismos encontrados nos produtos de resíduos humanos (o risco de infeção é normalmente pequeno se os modelos de unidades de isolamento forem utilizados corretamente). Estão igualmente disponíveis máscaras faciais e luvas descartáveis.
Fatos-macaco resistentes aos óleos: Estes são concebidos para utilização sempre que tiver de trabalhar em áreas sujas/oleosas. Irão proteger tanto o seu corpo como o seu vestuário de trabalho normal.
3. Quais são as suas limitações?
O vestuário de alta visibilidade deve ser mantido limpo, para que possa continuar a ser eficaz — isto é especialmente importante no que toca às tiras fluorescentes.
Os fatos-macaco descartáveis são principalmente concebidos para a proteção contra os perigos biológicos. Proporcionam pouca ou nenhuma proteção contra as substâncias químicas corrosivas.
4. Onde deve ser usada a proteção do corpo?
O vestuário de alta visibilidade deve ser usado em áreas mal iluminadas onde o utilizador está em risco por ação de veículos em movimento (por exemplo, gruas ou empilhadoras).
É obrigatório o seu uso em todas as zonas de docas com vista ao cumprimento das regras de saúde e de segurança. Deve também usá-lo se estiver a trabalhar em vias rápidas ou perto delas, para garantir que os condutores o/a podem ver.
Deve certificar-se de estar a usar o tipo adequado de vestuário de alta visibilidade.
Os fatos-macaco descartáveis devem ser utilizados sempre que lida com drogas dissimuladas no organismo dos traficantes, onde poderia colocar-se em risco de contaminação por produtos de resíduos humanos.
5. Como fazer a sua manutenção?
O vestuário de alta visibilidade deve ser mantido limpo através de lavagens regulares com água quente com sabão. Prestar especial atenção às tiras fluorescentes.
Os fatos-macaco descartáveis devem ser guardados em locais limpos e secos até ao momento da sua utilização. Uma vez utilizados, devem ser eliminados — mas não se esqueça de que necessitarão provavelmente de ser tratados como resíduos perigosos. É necessário colocar um fato-macaco sujo num saco amarelo com o rótulo «resíduos clínicos», que deverá ser removido para incineração por uma empresa certificada de eliminação de resíduos.