Mercadorias
Definição Géneros alimentícios sólidos particulados, transformados, tais como leite em pó desnatado, leite em pó, farinhas ou açúcar em pó. Uma substância composta por partículas sólidas moídas, pulverizadas ou finamente dispersas de outro modo.

Ver os cartões específicos relativos ao «Queijo» para queijos em pó.

Géneros alimentícios, em pó
Quantidade mínima recomendada para cada amostra A quantidade depende do tipo de pó. Ver o cartão específico para o produto em causa.
  • Leite em pó desnatado: 2 kg
  • Outros pós: 0,5 kg
Normas aplicáveis (normas ISO e EN) e legislação pertinente
  • EN ISO 707:2008, Leite e produtos lácteos — Orientações em matéria de amostragem.

Consulte igualmente a sua legislação nacional e orientações nacionais relativas à amostragem.


Equipamento necessário
Instrumentos de amostragem sugeridos em função do método utilizado
  • Amostrador tipo lança (S01-01).
  • Amostrador por zonas (S02-01).
  • Pá de amostragem (S03-01).
  • Espátula de aço inoxidável.
Recipientes a utilizar para a colheita de amostras Os recipientes devem ser de um material adequado para a conservação de alimentos e devem ter uma capacidade de, pelo menos, 2 kg.
  • Sacos plásticos, de tamanhos diferentes, com ou sem rótulos pré-impressos (P00).
  • Garrafas plásticas, diversos tamanhos (P02, P03, P04)
Equipamento de divisão da amostra:
  • Dispositivo para a subdivisão em quadrantes/divisor em cruz (método dos quartos).
Precauções de segurança e avaliação dos riscos Queira remeter para a sua legislação nacional e orientações em matéria de saúde e segurança.

  • É imperativo que os funcionários aduaneiros usem a proteção respiratória adequada, uma vez que a exposição a poeiras pode provocar asma, alveolite alérgica extrínseca (AAE), rinite e conjuntivite, que podem tornar-se crónicas.
  • Os funcionários devem desenvolver as suas funções rotativamente, de forma a manter a exposição ao mínimo absoluto. Os gerentes devem manter um registo escrito que dê conta do tempo que os agentes passam nas instalações.
  • Os produtos de origem vegetal podem encontrar-se poeirenteos ou estar infestados com agentes perigosos para a saúde humana: deve ser usado vestuário adequado aprovado pela legislação nacional em matéria de saúde e segurança, incluindo: luvas; escudo facial ou proteção respiratória; proteção ocular ou óculos especiais; um capacete; e calçado de trabalho.
  • Sempre que possível, antes da descarga/colheita de amostras, deve ser feita uma primeira inspeção visual da carga, a fim de detetar indícios de infestação por parasitas ou insetos e/ou sinais de fungos ou bolores. Se necessário, devem ser tomadas outras medidas preventivas para evitar a inalação acidental de poeiras ou esporos.
  • Podem estar presentes no ar quantidades significativas de partículas de poeira suspensas e é frequentemente gerada eletricidade estática quando há pós a serem transportados ou armazenados em grandes quantidades. Tal pode criar um risco de incêndio ou uma mistura explosiva. Todo o equipamento utilizado deve ser intrinsecamente seguro e devem ser tomadas medidas no sentido de impedir as faíscas ou outras fontes de ignição. Antes de iniciar qualquer operação de amostragem, o agente deve entrar em contacto com a estrutura do tanque pelo menos a um metro de qualquer ponto de amostragem, a fim de assegurar que qualquer carga eletrostática acumulada no seu organismo é descarregada para a terra.
  • Não colha amostras de estruturas de armazenagem enquanto estiverem a ser enchidas ou vazadas, a menos que seja disponibilizado para o efeito um ponto de amostragem seguro no aparelho de descarga: espere pelo menos meia hora após a descarga para permitir que a carga eletrostática se dissipe completamente.

Plano de amostragem
Tipo de remessa Descrição
A granel em vagões, a granel, tanques ou contentores Uma amostra global: de amostras elementares colhidas a intervalos regulares quando a remessa é removida ou, pelo menos, cinco pontos convencionais (um, a meio, mais quatro pontos intermédios entre o centro e os vértices a diversas alturas).
Sacos, tambores Uma amostra global: por seleção aleatória a partir de diferentes partes da remessa, pelo menos três pontos convencionais (um, a meio, um no cimo e outro no fundo).

Informações específicas
Método de amostragem
  • Quando os produtos são transportados a granel, a carga deve ser considerada no seu conjunto e as amostras devem ser colhidas de todas as partes da carga.
  • Amostragem representativa: A amostra deverá ser representativa da totalidade da remessa. As amostras elementares devem ser colhidas por todo o lote ou durante todo o processo de descarga. A quantidade mínima recomendada para cada amostra elementar é 1 kg. As amostras elementares devem ser misturadas cuidadosamente, de modo a criar a amostra global. Garantir que o produto que está a ser amostrado permanece inalterado pelo procedimento de amostragem. A amostragem pode ser problemática caso se formarem cristais de sacarose (leite em pó); nesse caso, deve efetuar-se a amostragem imediatamente após a mistura. Se o produto não estiver homogéneo, anotar o facto no formulário de amostragem.
  • Colheita de amostras: é essencial que o equipamento a utilizar esteja completamente seco antes da colheita de amostras. Os métodos a aplicar divergem em função do modo como o pó é transportado ou descarregado.
  • A granel:
    • Sondas horizontais: as sondas são inseridas na carga com a abertura virada para baixo e depois rodadas 180° e retiradas lentamente a fim de recolher uma amostra uniforme de toda a secção. Em cada lote, a amostra deve ser colhida a três alturas (superior, média e níveis mais baixos) e em vários pontos, para assegurar que a amostra global seja representativa.
    • Sondas verticais: as sondas verticais devem ser inseridas com a(s) câmara(s) de amostragem fechada(s). Quando a sonda atingir a profundidade requerida, as câmaras devem ser abertas e a sonda torcida para assegurar que as câmaras são enchidas. Fechar a câmaras e retirar a sonda. Em cada lote, a amostra deve ser colhida em diversos pontos ao longo da superfície bem como a diversas profundidades, para assegurar que a amostra global seja representativa.
  • Sacos:
    • Considerar a remessa no seu conjunto. Para cada lote, colher uma amostra a três alturas diferentes (topo, nível intermédio e em baixo). Colher amostras elementares (cada vez que a sonda é inserida no saco) em, pelo menos, 10 % das mercadorias, sempre aleatoriamente. Inserir a sonda do topo para a base, incliná-la para que se encha e mantê-la inclinada para fazer deslizar o produto para o recipiente que vai recolher a quantidade total da amostra. A amostra global deverá consistir na junção de todas as amostras que foram colhidas.
  • Divisão da amostra: a dimensão de uma amostra global pode exceder 100 kg. Pode ser, portanto, necessário reduzi-la para obter as amostras finais. É favor consultar o sistema de divisão das amostras.
  • Acondicionar as amostras: As amostras finais devem ter, pelo menos, 2 kg e devem ser seladas de forma a evitar a perda de humidade. Devem ser mantidas fora da luz solar direta.
  • Para mais informações, consultar as normas ISO e a regulamentação da UE em vigor.
Formulário de amostragem
  • Preencha o formulário de amostragem. Deverá ser anexado um exemplar às amostras e outro deverá ser guardado para registo.
Transporte
  • As amostras devem ser mantidas à temperatura ambiente num local seco e bem ventilado. Devem ser protegidas da luz e dos maus cheiros para evitar a contaminação, o crescimento microbiológico, ou outras situações que prejudicariam a amostra.
Armazenamento
  • As amostras devem ser mantidas à temperatura ambiente num local seco e bem ventilado. Devem ser protegidas da luz e dos maus cheiros para evitar a contaminação, o crescimento microbiológico, ou outras situações que prejudicariam a amostra.
  • As amostras cujo teor de humidade vai ser medido, ou que possa afetar a análise, devem ser acondicionadas em recipientes à prova de humidade, com um fecho estanque. O recipiente deve ser completamente enchido e selado em seguida para evitar qualquer variação do teor de humidade.

Géneros alimentícios, em pó (Expandir a lista )
Código SH Descrição


Revisões
Versão Data Alterações
1.0 12.10.2012 Primeira versão